"Fusão Itaú Unibanco – Comunicação que Integra", trabalho vencedor do Prêmio Aberje Brasil 2010, apresentado pela Superintendente de Endomarketing do Banco Itaú, Valérie Adem, no painel sobre o alinhamento do discurso institucional x cultura organizacional.
Valérie está no cargo desde março de 2009, poucos meses após o anúncio da fusão das instituições. Atualmente, é responsável pela estratégia de comunicação interna institucional para mais de 100 mil colaboradores do grupo. Ingressou no Unibanco em 2002, na área de Relações com Investidores e onde também foi responsável pelas áreas de Assessoria de Imprensa, Marketing de Seguros, Gestão de Marca e Sustentabilidade.
A preocupação com público interno, após a fusão, pôde ser vista desde o primeiro momento. Uma das primeiras áreas a serem integradas dentro do novo Itaú Unibanco foi a de comunicação, nascendo então o departamento de Endomarketing. O primeiro objetivo desse novo braço foi informar a todos os funcionários sobre vários aspectos da fusão, unir todos eles em torno de uma só cultura, além de despertar orgulho de pertencer a este "novo banco".
O impacto da comunicação foi fundamental para o sucesso da fusão:
* O trabalho de comunicação sobre a fusão fez com que as ações subissem nas bolsas de valores;
* A comunicação de forma direta e frequente contribuiu para reforçar a marca corporativa para os públicos envolvidos;
* Unificação rápida dos veículos de comunicação permitiu uma imagem padronizada de valores.
* 2009 foi o primeiro ano de fusão. O Itaú Unibanco já foi eleito uma das melhores empresas para se trabalhar pela Great Place to Work e pela Fia;
* Atingiu 600 mil acessos no período de dezembro de 2008 a dezembro de 2009 no hotsite de integração;
* 14 mil gestores de várias regiões do Brasil participaram do evento de lançamento da nova cultura do banco durante o Encontro de Líderes.
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